Estudo internacional liderado pela Universidade de Coimbra apresenta novas pistas para detetar matéria escura 

Uma equipa internacional, liderada por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), estudou um novo tipo de emissão de cintilação que ocorre no gás xénon e que tem impacto nos detetores de matéria escura e de neutrinos.

Este estudo, explica Cristina Monteiro, uma das responsáveis pelo estudo, «revelou inequivocamente a existência da emissão de um tipo de cintilação no gás xénon até agora ignorada pelos cientistas. A dispersão de eletrões em átomos neutros no gás xénon dá origem a um novo tipo de emissão de luz que afetará a sensibilidade dos detetores da pesquisa de matéria escura e da física de neutrinos».

Com esta descoberta, salienta Cristina Monteiro,  «os cientistas  agora sabem que descobrir matéria escura e observar neutrinos requer mais do que apenas purificar melhor o xénon dentro dos grandes sistemas de deteção. Os investigadores devem também separar a luz correspondente à radiação de travagem neutra para otimizar o design dos detetores e melhorar a sua sensibilidade».

O trabalho, acabado de publicar na prestigiada Physical Review X (PRX), revista da Sociedade Americana de Física, foi idealizado e realizado pelos investigadores Cristina Monteiro e Carlos Henriques, do Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no âmbito da colaboração internacional NEXT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Filipe Nyusi encerra ciclo de contacto com as bases na Zambézia

Moçambique: Filipe Nyusi encerra ciclo de contacto com as bases na Zambézia

O Presidente da FRELIMO e Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, encerrou na passada segunda-feira 18 de Abril, o ciclo…
Brasil: Rio de Janeiro conta agora com Conselho Estadual de Segurança Turística

Brasil: Rio de Janeiro conta agora com Conselho Estadual de Segurança Turística

O Governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu criar o Conselho de Segurança Turística (Consetur) com o objetivo de…
Revista de Imprensa Lusófona de 20 de abril de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 20 de abril de 2022

Em Portugal o “Expresso” publica que o “PCP quer complemento de 50 euros vitalício para antigos combatentes”. O “Público” escreve…
Timor-Leste: Lu-Olo promulga subsídios para combustíveis

Timor-Leste: Lu-Olo promulga subsídios para combustíveis

O chefe de Estado timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, promulgou nesta terça-feira, 19 de abril, a atribuição de subsídios para combustíveis…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin