Estudo internacional mostra asteróides como uma possível fonte de água no futuro

asteróide; cometa;

Uma equipa internacional publicou evidências de que um tipo de meteorito – fragmentos de asteróides antigos que pousam na Terra – apresenta sinais de que continha água líquida há menos de um milhão de anos.

Os cientistas há muito que levantavam a hipótese de que os meteoritos “trouxeram” água de asteróides para a Terra, no entanto, ainda não estava claro se os asteróides, corpos que orbitam o sol, ainda retêm água na forma de gelo ou se esta se perdeu no espaço. As descobertas da equipa, publicadas na revista Science, sugerem que os asteróides, de onde vieram esses meteoritos, não são rochas sólidas, mas sim bolas de lama congeladas que ainda contêm gelo.

Simon Turner, da Macquarie University, na Austrália, conduziu o estudo com colegas de França e dos Estados Unidos, e refere que as descobertas são significativas em termos científicos e, futuramente, em termos práticos.

“Não só [o estudo] fornece fortes evidências para apoiar a hipótese de que a água da Terra se originou em asteróides, mas também tem potencial para a mineração de asteróides para obter água no futuro”, disse ele. “Isso seria uma grande vantagem para a exploração espacial ou, na pior das hipóteses, um meio de complementar o suprimento de água doce da Terra”.