Exposição infantil ao chumbo pode afetar negativamente a personalidade em adulto

criança

Os investigadores descobriram que as pessoas que cresceram em áreas com níveis mais altos de chumbo atmosférico tinham personalidades menos adaptativas na idade adulta, ou seja, níveis mais baixos de consciência e afabilidade e mais neuróticos.

O estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, teve uma amostra de mais de 1,5 milhão de pessoas de 269 condados dos Estados Unidos e 37 países europeus. “As ligações entre a exposição ao chumbo e os traços de personalidade são bastante impactantes, porque levamos a nossa personalidade connosco para todos os lugares”, disse Ted Schwaba, pós-doutorado no Departamento de Psicologia da UT Austin.

“Mesmo um pequeno efeito negativo do chumbo nos traços de personalidade, quando agregado a milhões de pessoas e a todas as decisões e comportamentos diários que a nossa personalidade influencia, pode ter efeitos realmente massivos no bem-estar, produtividade e longevidade.”, acrescentou o investigador.

Os resultados mostraram que os adultos criados em áreas com níveis mais elevados de chumbo atmosférico eram menos agradáveis ​​e conscienciosos e, entre os adultos na faixa dos 20 e 30 anos, mais neuróticos do que aqueles que tiveram menos exposição ao chumbo na infância.

“Essas três características – consciência, afabilidade e baixo neuroticismo – constituem uma grande parte do que consideramos uma personalidade madura e psicologicamente saudável e são fortes indicadores do nosso sucesso ou fracasso nos relacionamentos e no trabalho”, disse Schwaba. “Normalmente, ao longo da vida, as pessoas se tornam mais conscienciosas, agradáveis ​​e menos neuróticas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Primeiro-ministro defende maior investimento da diáspora

Cabo Verde: Primeiro-ministro defende maior investimento da diáspora

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, mencionou nesta quinta-feira, 12 de setembro, o “peso elevado” da diáspora…
Moçambique: Primeiro comboio de combustíveis chega ao vizinho Malawi

Moçambique: Primeiro comboio de combustíveis chega ao vizinho Malawi

A empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) expediu o primeiro comboio de combustíveis para o vizinho Malawi através do…
Angola: Governo quer privatizar mais 14 ativos ainda em 2024

Angola: Governo quer privatizar mais 14 ativos ainda em 2024

O Governo angolano pretende privatizar mais 14 ativos ainda este ano, fazendo os mesmos parte de um conjunto de 178…
Cabo Verde: Nova embaixadora dos EUA quer reforçar cooperação

Cabo Verde: Nova embaixadora dos EUA quer reforçar cooperação

A nova embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) em Cabo Verde, Jennifer Adams, garantiu nesta semana que quer continuar…