Tecnologia 5G

FCT NOVA destaca projetos de impacto social no Dia Mundial da Ciência

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – assinalou o Dia Mundial da Ciência, que se celebrou ontem, dia 24 de novembro, destacando dez projetos de investigação que têm sido desenvolvidos com o contributo da faculdade, ao longo de 2020, e com real impacto para a sociedade.

A Faculdade destaca temas tão distintos como os medicamentos sustentáveis, o primeiro ecrã produzido com materiais eco sustentáveis, incêndios urbanos, passando pela investigação desenvolvida no âmbito da pandemia COVID-19 e que se traduzem em vários projetos reconhecidos pelo seu valor, contributo e inovação.

Alguns dos projetos desenvolvidos na FCT NOVA ao longo de 2020:

  • INVISIBLE: este projeto desenvolveu o primeiro ecrã produzido com materiais eco sustentáveis. Atualmente comercializado por várias empresas, o projeto foi o único participante português na lista dos dez finalistas da segunda edição do prémio “Horizon Impact Award 2020“.
  • PURE: projeto europeu coordenado pela FCT NOVA que procura desenvolver novos e mais acessíveis medicamentos de origem biológica para o tratamento do cancro e vacinação. Foi recentemente anunciado um financiamento de aproximadamente 3 milhões de euros;
  • HomeSafe: solução tecnológica desenvolvida por estudantes que permite monitorizar os parâmetros fisiológicos da população idosa residente em lares, e que permite identificar de forma mais eficiente os sintomas da COVID-19 nesta população.
  • Ventilador de emergência minimalista por pressão controlada para COVID-19: Este ventilador tem como destinatários os pacientes da COVID-19 nos cuidados intensivos dos Hospitais do SNS.
  • ICU4Covid Cyber-Physical Intensive Care Medical System for Covid-19: este projeto foi qualificado na categoria do desenvolvimento de tecnologias médicas e de ferramentas digitais para melhorar a deteção, supervisão e assistência aos doentes. Trata-se de um dos 23 projetos selecionados pela Comissão Europeia para financiamento no âmbito do combate à pandemia da COVID-19;
  • IntegrAted SolutioNs for the DecarbOnization and Smartification of Islands (Ianos): este projeto pretende demonstrar, em condições operacionais da vida real, um conjunto de soluções tecnológicas e não tecnológicas adaptadas às rigorosas condições das ilhas, em duas ilhas farol (Ameland, na Holanda, e a Terceira, em Portugal).
  • AI-4-MUFF: o projeto tem como missão analisar o fenómeno dos incêndios urbanos através da inteligência artificial e metodologias da ciência dos dados
  • CAPonLITTER: a iniciativa visa melhorar políticas e práticas que possam ajudar na prevenção do lixo marinho, nomeadamente o que é gerado e descartado pelas atividades de turismo e recreio nas zonas costeiras, em particular o plástico.
  • GLYCOVID-19 Testing existing glycan-based drugs to neutralize SARS-CoV-12: o projeto visa a testagem de compostos baseados em glicanos e plasma convalescente quanto ao seu potencial para neutralizar a entrada de SARS-CoV-2 durante a infeção.
  • ODSlocal: projeto pioneiro a nível mundial, que consiste numa plataforma digital que pretende promover as boas práticas e a participação cívica com o intuito de auxiliar os municípios a cumprir com os objetivos de desenvolvimento sustentável para 2030 definidos pela ONU.

A FCT NOVA destaca também o prémio internacional recentemente atribuído à investigadora Elvira Fortunato, a única portuguesa entre as vencedoras do ‘Women in Tech Global Awards 2020’. Este prémio internacional visa distinguir as mulheres que em todo o mundo se destacaram pela inovação, inspiração e transformação do setor da tecnologia, premiando cinco personalidades em sete categorias diferentes, tendo a investigadora portuguesa sido galardoada com o “Global Leadership Woman in Tech Award”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil: Turismo cresceu 12% em relação a 2020 no país

Brasil: Turismo cresceu 12% em relação a 2020 no país

O turismo nacional brasileiro faturou R$ 152,4 mil milhões em 2021, de acordo com levantamento do Conselho de Turismo (CT)…
Revista de Imprensa Lusófona de 02 de março de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 02 de março de 2022

“Sissoco manifesta interesse da Guiné-Bissau para mediar conflito entre a Rússia e Ucrânia” e “Juventude de partidos políticos conjuga sinergias…
Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin