Ferramentas de pedra com 2 milhões de anos desenterradas na Tanzânia

Uma equipa internacional de arqueólogos e paleo-antropólogos descobriu uma grande coleção de ferramentas de pedra com cerca de 2 milhões de anos.

A descoberta, que incluiu também ossos fossilizados e materiais vegetais, foi feita Ewass Oldupa, na porção oeste da antiga bacia do desfiladeiro de Olduvai (agora Oldupai) no norte da Tanzânia.

As ferramentas de pedra recém-descobertas pertencem à Oldowan , a mais antiga indústria de ferramentas de pedra conhecida. Datadas com cerca de 2,6 milhões de anos, as ferramentas Oldowan provavelmente foram fabricadas pelo Homo habilis e são um marco importante na história da evolução humana.

“A parede do desfiladeiro exposta revela 2 milhões de anos de história geológica e sedimentos antigos preservaram os artefactos de pedra notavelmente, bem como restos humanos e fauna.”

A concentração de ferramentas de pedra e fósseis de animais (gado selvagem, porcos, hipopótamos, panteras, leões, hienas, primatas, répteis e pássaros) no local de Ewass Oldupa são evidências de que tanto a vida humana quanto a animal giravam em torno de fontes de água.

“A nossa pesquisa revela que as paisagens geológicas, sedimentares e vegetais ao redor de Ewass Oldupa mudaram muito e rapidamente”, disseram os investigadores.