Fóssil bem preservado de tubarão do período jurássico desenterrado na Alemanha

Uma equipe internacional de paleontólogos da Áustria e da Suíça descobriu um esqueleto excepcionalmente bem preservado de Asteracanthus ornatissimus , uma espécie de tubarão hipodontiforme que viveu cerca de 150 milhões de anos atrás (período jurássico), nos famosos calcários de Solnhofen, na Alemanha.

“ Os tubarões hipodontiformes são os parentes mais próximos dos tubarões e raias modernos”, refere Sebastian Stumpf da Universidade de Viena.

“O seu tamanho corporal variava de alguns centímetros a aproximadamente 3 metros de comprimento máximo, o que, consequentemente, torna o Asteracanthus um dos maiores representantes de seu grupo e de sua época. Em contraste, os tubarões e raias modernos, só atingiram um tamanho corporal de até 2 metros de comprimento máximo em casos muito raros.”

Os paleontólogos examinaram um novo esqueleto excepcionalmente bem preservado de Asteracanthus ornatissimus, com dentição e espinhos de barbatanas, dos calcários de Solnhofen.

“ Asteracanthus certamente não foi apenas um dos maiores peixes cartilaginosos de sua época, mas também um dos mais impressionantes.” Os resultados foram publicados na revista Papers in Palaeontology.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, aos soldados russos para que deponham as armas e…
Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

A “Agência Brasil” refere que “Brasileiros que saíram de Kiev chegam à Roménia”. Já “O Globo” tem em manchete o…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin