Futuro Telescópio Solar Europeu apresentado a cientistas e empresas de Portugal

O novo Telescópio Solar Europeu (EST), que será instalado nas Ilhas Canárias, em Espanha, vai ser apresentado a cientistas e empresas de Portugal na próxima quinta-feira, dia 25 de junho, no “Portugal EST Day”, em formato “webinar”.

Esta iniciativa, que conta com a cooperação da Portugal Space – Agência Espacial Portuguesa, visa que Portugal seja membro pleno do futuro Telescópio Solar Europeu e é uma forma de «apresentar as oportunidades que este projeto oferece às comunidades científicas e industriais portuguesas», segundo o astrónomo Nuno Peixinho.

O novo Telescópio Solar Europeu, um telescópio de 4 metros otimizado para estudos do magnetismo solar e das camadas solares mais exteriores, como a fotosfera, que aos nossos olhos parece ser a sua superfície, e a cromosfera, que apenas vemos durante os eclipses, deverá estar operacional em 2027.

O EST é a «resposta da comunidade científica a esta necessidade de compreender e prever o comportamento solar e suas consequências aqui na Terra, principalmente as consequências na tecnologia que hoje desenvolvemos e usamos. A construção do EST, nas Ilhas Canárias, garantirá o acesso da Física Solar Europeia a uma ferramenta essencial para essa investigação que necessitamos», assevera o também coordenador da Unidade de Promoção da Ciência do Observatório Geofísico e Astronómico da UC.

O “Portugal EST Day”, apoiado pela Portugal Space e pela UC Business, conta com intervenções do coordenador do EST, Manuel Collados, do cientista de suporte do EST, Carlos Quinteros, e do engenheiro de sistemas do EST, Miguel Núñez, do Instituto de Astrofísica das Canárias.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Brasil: como o mundo virtual está a mobilizar divergências políticas no país

Brasil: como o mundo virtual está a mobilizar divergências políticas no país

As redes sociais têm sido o ambiente preferido dos apoiantes de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, para se mobilizarem. No…
STP: Assalto ao Quartel das Forças Armadas

STP: Assalto ao Quartel das Forças Armadas

Para os santomenses uma das prioridades é conhecer rapidamente o desfecho da investigação relacionada com os acontecimentos de 25 de…
STP: Frente Unida dos Partidos Políticos de Oposição desconfia das investigações

STP: Frente Unida dos Partidos Políticos de Oposição desconfia das investigações

A oposição vai introduzir uma moção de censura ao XVIII governo constitucional, na sequência dos acontecimentos de 25 de novembro…
Moçambique: Delegado da INAE de Nampula preso por corrupção

Moçambique: Delegado da INAE de Nampula preso por corrupção

O delegado da Inspeção Nacional das Atividades Económicas (INAE) de Nampula foi detido esta quinta-feira, 12 de janeiro, por ordens…