Em 5 de junho de 2019, um enorme lago coberto de gelo situava-se no topo da plataforma de gelo Amery na Antártica Oriental. Em seis dias, os 600 milhões a 750 milhões de metros cúbicos de água do lago desapareceram, deixando um poço profundo cheio de gelo quebrado.
“A quantidade de água que havia no lago era o dobro da baía de San Diego. Estamos a falar de muita água ”, diz Helen Fricker, uma glacióloga da Scripps Institution of Oceanography em La Jolla, Califórnia. Agora, usando dados de satélite para reconstruir o evento, os cientistas resolveram o mistério do desaparecimento do lago.
Muito provavelmente, o peso de toda aquela água quebrou a plataforma de gelo abaixo. Depois formaram-se canais no gelo, e a água foi drenada de uma só vez, numa queda semelhante às Cataratas do Niágara.
Não está claro se o desaparecimento do lago está relacionado à mudança climática. Lagos gelados e dolinas ocorrem regularmente nesta plataforma de gelo. Mas esta é a primeira vez que os cientistas têm evidências para juntar as peças de como tal evento acontece.