Ashok Kumar, um investigador da University of Houston College of Pharmacy, identificou as proteínas necessárias para a regeneração eficiente dos músculos esqueléticos após lesão aguda e no caso da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD).
Os músculos esqueléticos, conectam os ossos e permitem a nossa movimentação, contêm 50-75% de todas as proteínas do corpo. Não são apenas o tecido mais abundante e dinâmico do corpo humano, essencial para a postura, locomoção e respiração, mas também controlam todo o metabolismo do corpo.
“Identificamos que a proteína IRE1 – localizada na membrana do retículo endoplasmático e a proteína XBP1 são importantes para a regeneração eficiente do músculo esquelético após lesão e na DMD”, relata Kumar. Compreender os mecanismos de regeneração do músculo esquelético é essencial para o desenvolvimento de novas terapêuticas destinadas ao tratamento de várias doenças genéticas e degenerativas musculares adquiridas.
Estudos em andamento no laboratório Kumar estão a investigar se os ativadores farmacológicos altamente específicos desenvolvidos recentemente de IRE1 e XBP1 podem melhorar a regeneração do músculo esquelético após lesão aguda e outras doenças degenerativas musculares.
“O trabalho de pesquisa tem um escopo enorme para o desenvolvimento de medicamentos para doenças do músculo esquelético”, concluiu Kumar.