Investigadores criam microrganismos produtores de hidrogénio, um possível futuro para fontes alternativas de energia

Investigadores da Universidade de Bristol e do Harbin Institute of Technology na China criaram pequenas fábricas microbianas baseadas em gotículas que produzem hidrogênio, em vez de oxigênio, quando expostas à luz do dia.

Os cientistas explicam que normalmente as células de algas fixam dióxido de carbono e produzem oxigênio por fotossíntese, no entanto, no estudo usaram gotículas de açúcar cheias de células vivas de algas para gerar hidrogênio, em vez de oxigênio, por fotossíntese.

A equipa capturou cerca de 10.000 células de algas em cada gota, que foram então amontoadas por compressão osmótica. Depois de enterrarem as células profundamente dentro das gotículas, os níveis de oxigênio caíram a um nível que ativou enzimas especiais chamadas hidrogenases, que sequestraram a via fotossintética normal para produzir hidrogênio. Dessa forma, cerca de um quarto de milhão de fábricas de micróbios, normalmente com apenas um décimo de milímetro de tamanho, poderiam ser preparadas num mililitro de água.

Para aumentar o nível de evolução do hidrogênio, a equipa revestiu os micro-reatores vivos com uma fina casca de bactéria, que foi capaz de limpar o oxigênio e, portanto, aumentar o número de células de algas preparadas para a atividade da hidrogenase.

Embora ainda num estágio inicial, o trabalho fornece um passo em direção ao desenvolvimento de energia verde fotobiológica em condições aeróbias naturais.

Os resultados foram publicados na Nature Communications. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin