Investigadores criam unidade de produção de combustível para aeronaves a partir da luz solar e do ar

Cientistas da ETH Zurich construíram uma unidade que pode produzir combustíveis líquidos neutros em carbono a partir da luz do sol e do ar. O próximo objetivo será levar esta tecnologia à escala industrial e ganhar competitividade. 

Num artigo publicado na revista Nature, os investigadores de Zurique e Potsdam, descrevem como esse novo reator solar funciona e delineiam uma estrutura de política que forneceria incentivos para expandir a produção de “querosene solar”.

Os combustíveis neutros em carbono são cruciais para tornar os transportes aéreos e marítimos sustentáveis. A unidade desenvolvida em Zurique pode ser usada para produzir combustíveis líquidos sintéticos. O CO 2 e a água são extraídos diretamente do ar ambiente e divididos por meio da energia solar. Este processo produz gás de síntese, uma mistura de hidrogénio e monóxido de carbono, que é então processado em querosene, metanol ou outros hidrocarbonetos.

A liderada por Aldo Steinfeld, Professor de Fontes de Energia Renováveis ​​da ETH Zurique, tem operado a minirrefinaria solar no telhado do prédio do Laboratório de Máquinas da ETH em Zurique nos últimos dois anos. “Esta unidade demonstra com sucesso a viabilidade técnica de todo o processo termoquímico para converter a luz solar e o ar ambiente em combustíveis drop-in. O sistema opera de forma estável em condições solares reais e fornece uma plataforma única para pesquisa e desenvolvimento adicionais”, disse Steinfeld. A tecnologia agora está suficientemente madura para uso em aplicações industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

NASA vai medir emissões de calor nos polos no planeta Terra

NASA vai medir emissões de calor nos polos no planeta Terra

A missão PREFIRE (Polar Radiant Energy in the Far-InfraRed Experiment), iniciada recentemente pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos…
Angola: PRS aumenta interação em Benguela

Angola: PRS aumenta interação em Benguela

O Partido de Renovação Social (PRS) iniciou recentemente um conjunto de ações de constatação e interação com os secretariados municipais,…
Goa: Ministro-chefe garante que Estado está preparado para as monções

Goa: Ministro-chefe garante que Estado está preparado para as monções

O Ministro-chefe de Goa, Pramod Sawant, afirmou, esta semana, que o estado costeiro está preparado para enfrentar a próxima temporada…
Moçambique: Mega-projetos causam prejuízo de 24.7 mil milhões de meticais

Moçambique: Mega-projetos causam prejuízo de 24.7 mil milhões de meticais

Os Projetos de Grande Dimensão e as Concessões Empresariais, geralmente conhecidos como “mega-projetos”, registaram em 2023 um prejuízo de 24.755,45…