Investigadores exploram aproveitamento de resíduos dos setores florestal e agroalimentar

Marisa Gaspar e Mara Braga

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) explorou o potencial de valorização de quatro subprodutos dos setores florestal e agroalimentar no sentido de serem aproveitados para o fabrico de produtos de valor acrescentado ou energia.

O objectivo é potencia a biorrefinaria que consiste no aproveitamento total da biomassa, ou seja, aproveitar tudo o que se extrai da natureza, reduzindo ao máximo o resíduo e sem causar estragos ecológicos.

Os resíduos selecionados pela equipa liderada por António Portugal, do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram ramos e cepos de pinheiro, tomate em decomposição e águas residuais vinícolas, resíduos muito abundantes no nosso país.

A título de exemplo os investigadores referem que Portugal é um dos maiores produtores europeus de tomate. Só em 2018 contou com 1,2 milhões de toneladas, gerando desperdícios elevados, designadamente em relação ao tomate em decomposição.

Após uma avaliação exaustiva das propriedades destes resíduos, seguida de várias extrações de compostos obtidos por técnicas sustentáveis, a equipa identificou nos resíduos do pinheiro a presença de substâncias com forte atividade antioxidante e um composto que tem potencial como repelente/inseticida.

«Além de demonstrar que os quatro resíduos são promissores para a economia de base biológica portuguesa, a grande surpresa foi encontrar compostos com propriedades antioxidantes e repelentes nos cepos e ramos dos pinheiros, respetivamente. Esses extratos com as propriedades antioxidantes podem ser incorporados em produtos de cosmética ou produtos alimentares e farmacêuticos», revelam Marisa Gaspar e Mara Braga, investigadoras do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF) da FCTUC.

Esta investigação foi realizada no âmbito do projeto “MultiBiorefinery – Multi-purpose strategies for broadband Agro-forest and fisheries by-products: a step forward for a truly integrated biorefinery”, inserido num consórcio de seis unidades de investigação liderado pela Universidade de Aveiro (UA).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Maior evento empresarial do país pretende reunir mais de 45 países

Brasil: Maior evento empresarial do país pretende reunir mais de 45 países

Com mais de 45 países confirmados, incluindo Portugal, Angola e Moçambique, a terceira edição da Feira Internacional de Negócios (FIN)…
Moçambique: 3,3 milhões de pessoas afetadas pela insegurança alimentar

Moçambique: 3,3 milhões de pessoas afetadas pela insegurança alimentar

A secretária executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional em Moçambique, Leonor Mondlane, divulgou que cerca de 3,3…
Angola: MPLA pede a empresários da África Austral para investirem no país

Angola: MPLA pede a empresários da África Austral para investirem no país

O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, partilhou que o partido continua a desenvolver infraestruturas sociais para atender as preocupações do…
Moçambique: 300 bicicletas entregues a alunas da Escola Secundária de Mecufi

Moçambique: 300 bicicletas entregues a alunas da Escola Secundária de Mecufi

Numa cerimónia bastante concorrida e repleta de alegria, 300 alunas da Escola Secundária de Mecufi, em Cabo Delgado, beneficiaram, no…