Ciência | Medicina, Saúde e Alimentação

Multitarefa prejudica a memória independentemente da idade, conclui estudo

memória; stress

Um novo estudo publicado recentemente na revista Nature levanta preocupações sobre o efeito que as chamadas multitarefas podem ter na memória das pessoas. Mais especificamente, o estudo descobriu que mudar a atenção entre diferentes formas de media digital ou baseada nos ecrãs pode prejudicar a atenção e a memória em adultos jovens.

Mesmo que a associação entre multitarefa e disfunção de memória não seja nova, este estudo fornece uma possível razão para isso acontecer – e tudo tem a ver com a capacidade de manter o foco por longos períodos de tempo.

O estudo foi realizado com um total de 80 indivíduos com idades entre 18 e 26 anos que foram convidados a olhar para imagens de objetos num ecrã de computador e classificá-los em termos de agradabilidade ou tamanho. Após um intervalo de 10 minutos, os participantes receberam um conjunto adicional de imagens que deveriam identificar como já classificadas ou novas.

Depois das duas tarefas foram concluídas, os autores do estudo compararam os níveis de atenção dos sujeitos com os questionários – preenchidos com antecedência – que quantificavam a sua capacidade geral de atenção focada, divagação da mente e multitarefa de media.

Os resultados mostraram que a multitarefa de media mais alta está correlacionada com memória pior e diâmetro da pupila diminuído – um conhecido marcador de atenção reduzida.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo