Numa revisão de 437 estudos, investigadores descobriram que indivíduos com altos níveis de narcisismo são propensos a comportamentos agressivos e violentos, especialmente quando são provocados. A relação encontrada é robusta para diferentes formas e funções de agressão, diferentes tipos e dimensões de narcisismo e para homens e mulheres de diferentes idades de diferentes países.
“É uma mensagem bastante direta: o narcisismo é um fator de risco significativo para comportamento agressivo e violento em toda a linha”, disse Brad Bushman, da Ohio State University, co-autor do estudo publicado recentemente na revista Psychological Bulletin.
“A ligação que encontramos entre narcisismo e agressão foi significativa – não era trivial em tamanho. As descobertas têm implicações importantes no mundo real ”, acrescentou o Sophie Kjaervik, autora do estudo.
O narcisismo foi relacionado a todas as formas de agressão medidas, incluindo física, verbal, bullying, direta ou indireta e deslocada para alvos inocentes. “As descobertas mostraram que o narcisismo estava ligado ao cyberbullying online, bem como ao bullying offline. Essa é uma descoberta muito importante, agora que vivemos em um mundo online. ”
“Pessoas com alto nível de narcisismo não só tinham maior probabilidade de atacar com raiva, mas também eram mais propensas a ser frias, deliberadas e pró-ativas na sua agressão”, referiu Bushman.