Ciência | Tecnologia

Navio de investigação para teste de tecnologias marítimas lançado no Algarve

algas; oceano; mar

Chama-se “Mar Profundo”, o navio de apoio ao teste e validação de tecnologias inovadoras, para uso marítimo que foi lançado ontem em Vila Real de Santo António, no Algarve. A embarcação de investigação é um dos equipamentos da TEC4SEA, uma infraestrutura de investigação incluída no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE).

Concebida de raiz pela NAUTIBER – Estaleiros Navais do Guadiana Lda., e especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, esta embarcação, única em Portugal permitirá o acesso rápido ao mar profundo, reduzindo os custos tradicionais deste tipo de missões.

“Este navio permitirá deslocar para os diversos locais de operações no mar as competências humanas multidisciplinares e a capacidade laboratorial e logística que até agora, e de forma autónoma, a TEC4SEA apenas possuía em terra. A embarcação abre, pois, um novo conjunto de possibilidades para o ecossistema científico e económico, reposicionando Portugal neste quadro”, afirma José Manuel Mendonça, Presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), uma das entidades fundadoras e coordenadora da TEC4SEA.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo