Ciência | Tecnologia

Nova ferramenta da Google Earth mostra o efeito das alterações climáticas

glaciar; degelo; aquecimento global;

Os utilizadores do Google Earth tem acesso a uma nova ferramenta onde podem ver o efeito impressionante das mudanças climáticas nas últimas quatro décadas.

A ferramenta da Google, Timelapse, utiliza imagens estáticas da plataforma e transforma-as numa experiência 4D dinâmica, permitindo aos utilizadores clicar em lapsos de tempo que destacam calotas polares derretidas, glaciares a recuar, crescimento urbano massivo e impacto de incêndios florestais na agricultura.

A Timelapse compila 24 milhões de fotos de satélite tiradas de 1984 a 2020, um esforço que a Google disse que levou dois milhões de horas de processamento em milhares de máquinas na Google Cloud.

Para o projeto, a empresa trabalhou com a NASA, o programa Landsat do United States Geological Survey – o programa de observação da Terra mais antigo do mundo – o programa Copernicus da União Europeia e os seus satélites Sentinel, e o CREATE Lab da Carnegie Mellon University, que ajudou a desenvolver a tecnologia por trás dos lapso sde tempo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo