Ciência | Tecnologia

Novo catalisador produz hidrogénio verde a partir da água do mar

Investigadores do Centre for Translational Atomaterials da Swinburne University of Technology, na Austrália, em colaboração com a Shaanxi Normal University, da China, desenvolveram um catalisador de platina que pode produzir hidrogénio de alto desempenho a partir da água do mar e acionado pela luz solar.

O hidrogénio é tido como um dos combustíveis do futuro. Principalmente porque se for produzido a partir de uma fonte de energia limpa e renovável, como a eólica ou solar, pode ser usado como combustível de transporte limpo, para fornecer eletricidade à rede e para compensar o carbono das atividades industriais mais intensas.

“Neste novo trabalho, usamos o catalisador de platina de um átomo como extrator de elétrons, que depois vai acionar a divisão do hidrogénio e do oxigénio da água. É sintetizado por um método de calcinação escalonável e de baixo custo, facilmente produzido em grande escala ”, diz Tianyi Ma, principal autor do artigo.

“A alta eficiência de conversão de energia solar em hidrogénio é o que precisamos para aplicação industrial”, diz TianyiMa. “Projetamos um novo protótipo deste dispositivo que é capaz de flutuar na superfície do oceano para a produção de hidrogénio a partir da água do mar.”

O Diretor Fundador do Centre for Translational Atomaterials, Baohua Jia, diz que este catalisador tem a vantagem de ser reciclável, reutilizável e de produção verde.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo