Os animais de estimação têm um efeito positivo na saúde do cérebro

Possuir um animal de estimação, como um cão ou um gato, especialmente durante cinco anos ou mais, pode estar associado a um declínio cognitivo mais lento, de acordo com um estudo preliminar divulgado ontem, 23 de fevereiro de 2022.

“Estudos anteriores sugeriram que o vínculo humano-animal pode trazer benefícios à saúde, como diminuir a pressão arterial e o stress”, disse a autora do estudo Tiffany Braley, da Universidade de Michigan. “Os nossos resultados sugerem que a posse de animais de estimação também pode ser protetora contra o declínio cognitivo”.

Ao longo de seis anos de duração do estudom que comparou diferenças de evolução cognitiva em pessoas com e sem animais de estimação, foi possível demonstrar que as pontuações cognitivas diminuíram num ritmo mais lento em donos de animais de estimação. Essa diferença foi ainda maior para os donos de animais de longa data.

O estudo mostrou que os donos de animais de estimação de longo prazo, em média, tinham uma pontuação composta cognitiva 1,2 pontos maior em seis anos em comparação com as pessoas que não tinham animais de estimação. 

Os investigadores descobriram também que os benefícios cognitivos associados à posse de animais de estimação por mais tempo foram mais fortes para adultos negros, adultos com educação universitária e homens. 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…
Mães e crias em migrações pouco pacíficas

Mães e crias em migrações pouco pacíficas

Uma mãe e a sua cria nadam, lado a lado, ao longo da costa numa zona de águas baixas. Depois…
Angola: FNLA fala de planos para 2023

Angola: FNLA fala de planos para 2023

O líder da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Nimi a Nsimbi, comentou as atividades relevantes para este ano de…
Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Decorreu ontem, 05 de janeiro, em Maputo, a reunião de balanço da quadra festiva, à qual os representantes da Polícia…