Pausas no local de trabalho são benéficas

Um novo estudo descobriu que as interrupções no local de trabalho são benéficas para um sentimento de pertença e podem contrabalançar os aspetos negativos, como a perda de produtividade.

De acordo com o estudo, que ocorreu predominantemente na Universidade de Cincinnati, embora houvesse desvantagens para interrupções no trabalho, como aumento dos níveis de stress e diminuição da energia das pessoas, houve também uma vantagem: os funcionários sentiam-se mais como “pertencentes” e isso acabou por levar a uma maior satisfação no trabalho.

“Se o ano passado de distanciamento e isolamento social mostrou algo, é que os humanos são seres sociais que têm uma necessidade inerente de interagir com os outros”, disse o principal autor do estudo, Harshad Puranik, do Departamento de Estudos Gerenciais na Universidade de Illinois em Chicago.

“Descobrimos que as interrupções podem realmente beneficiar os indivíduos numa perspectiva interpessoal – as pessoas sentem-se bem quando outras vêm e falam com elas ou fazem perguntas, mesmo quando estão distraídas das suas tarefas”, diz Vough.

O que foi surpreendente, diz Vough, é que “o sentimento de pertença mitigou o efeito negativo das interrupções na satisfação no trabalho. Assim, as interrupções no trabalho podem ter tido uma má reputação devido a uma falha”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Líder do MDM desmente tensão com José Domingos

Moçambique: Líder do MDM desmente tensão com José Domingos

O presidente do MDM, Lutero Simango, desmentiu publicamente as desavenças com o secretário-geral do partido, José Domingos. Segundo o dirigente, não existe um ambiente turvo entre…
Angola: JES defende diálogo com Costa Júnior

Angola: JES defende diálogo com Costa Júnior

O ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos defende um diálogo com o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior. O antigo governante…
Timor-Leste: MTC vai rever lei de importação de veículos

Timor-Leste: MTC vai rever lei de importação de veículos

O ministro dos Transportes e Comunicações (MTC), José Agustinho da Silva, concordou com o pedido feito pela Autoridade Aduaneira sobre rever a…
Afeganistão: Talibãs garantem educação e emprego para as mulheres

Afeganistão: Talibãs garantem educação e emprego para as mulheres

O governo talibã no Afeganistão quer dar às mulheres o acesso à educação e emprego e conseguir “a misericórdia e compaixão” internacional para…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin