Ásia | Ciência

Pinturas com 40.000 anos colocam a Indonésia na origem da arte rupestre

Pesquisadores da Universidade de Griffith dataram de há 40.000 anos pinturas rupestres em Bornéu, na Indonésia, incluindo-as entre os exemplos de representação figurativa mais antiga do mundo.

Esta constatação contribui para a visão crescente de que a arte rupestre, uma das inovações mais importantes na história cultural da humanidade, não surgiu na Europa como se acreditava, e que os artistas da “Idade do Gelo” no sudeste asiático desempenharam um papel fundamental no seu desenvolvimento.

Desde os anos 1990, sabe-se que as cavernas em montanhas remotas e acidentadas de Kalimantan Oriental, uma província indonésia de Bornéu, contêm pinturas pré-históricas, desenhos e outras imagens, incluindo milhares de representações de mãos humanas, animais , sinais e símbolos abstratos e motivos relacionados.

Sabe-se que estas obras de arte quase inacessível são muito mais velhos do que se pensava, de acordo com um estudo liderado pelo professor Griffith, Maxime Aubert, juntamente com o Centro de Pesquisa Nacional de Arqueologia da Indonésia (ARKENAS) e do Instituto of Technology of Bandung (ITB) publicado na revista Nature.

A equipa do professor Aubert reporta as lanças da série de urânio obtida a partir de amostras de carbonato de cálcio obtidas das cavernas de Kalimantan, e fornece as primeiras estimativas confiáveis para o tempo aproximado de produção de arte rupestre.

“A imagem de arte rupestre mais antiga que nós publicamos é uma grande pintura de um animal não identificado, provavelmente uma espécie de gado selvagem que ainda está na selva de Bornéu, tem uma idade mínima de 40.000 anos e agora é a obra de arte figurativa mais antiga conhecida “, disse o professor.

Foi demonstrado que a arte de Kalimantan era semelhante em idade, sugerindo que uma tradição paleolítica de arte rupestre apareceu pela primeira vez em Bornéu entre 52.000 e 40.000 anos atrás.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo