Portugal deu um salto de 10 posições no ranking World Energy Trilemma Index 2020 e este ano integra o top 20 dos países com melhor sustentabilidade energética, ocupando agora o 19º lugar.
No relatório anual elaborado pelo Conselho Mundial de Energia e pela consultora norte-americana Oliver Wyman e o Global Risk Center, da sua filial Marsh & McLennan, Portugal conseguiu alcançar a sua classificação máxima na categoria de Equidade energética.
O top 10 deste ranking é ocupado por países da OCDE — Suíça, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Áustria, França, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Noruega, Estados Unidos e Nova Zelândia — “mais focados em impulsionar a sustentabilidade e acessibilidade do setor energético”, e apenas oito países conseguiram alcançar uma classificação AAA (menos dois do que em 2019), entre eles a Suíça, Dinamarca, Áustria, França e Reino Unido.
O relatório do Conselho Mundial de Energia classifica 130 países de acordo com os últimos progressos na elaboração de políticas e no desempenho real com o objetivo de alcançar a sustentabilidade energética, através de três dimensões: Segurança energética, Equidade energética e Sustentabilidade ambiental.