Portugueses criam sistema preciso de simulação de colisões

Um grupo de investigadores do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, desenvolveu o projeto “Yet Another Head Model”. Consiste num sistema, muito preciso, capaz de simular o impacto real de um objeto na cabeça e avaliar as lesões que provoca.

Para testar as consequências da pancada no cérebro, ossos e tecidos, os investigadores programam a força, o ângulo e a localização do impacto, e assim podem simular várias situações, tendo em conta todos esses fatores. Este estudo também tem como objetivo testar a eficácia de novos capacetes revestidos em cortiça.

Este sistema tem despertado interesse pela sua possível utilização na medicina forense, e na avaliação de concussões em jogadores de futebol americano. A Federação Portuguesa de Desportos de inverno também está a avaliar a possibilidade da equipa desenvolver capacetes desportivos mais seguros para os esquiadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo já executou 36,5% do OGE de 2022

Timor-Leste: Governo já executou 36,5% do OGE de 2022

O Governo de Timor-Leste já executou, nos primeiros noves meses deste ano, 36,5% do Orçamento Geral do Estado (OGE) retificativo aprovado para…
STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin