Os Emirados Árabes Unidos lançaram com sucesso no passado domingo, 19 de julho, a primeira missão espacial do país cujo destino final é Marte.
A sonda enviada foi batizada de Hope e deve chegar à órbita de Marte apenas em fevereiro de 2021. A missão tem como objetivo recolher dados sobre as mudanças climáticas, formação de tempestades de areia e alterações na atmosfera do planeta vermelho ao longo de dois anos terrestres
A sonda foi lançada por um foguete da Mitsubishi Heavy Industries num centro espacial do Japão. A operação custou 200 milhões de dólares e teve também apoio de instituições norte-americanas no desenvolvimento da tecnologia.
A Hope utiliza painéis solares para gerar energia para os próprios sistemas de comunicação e será operada a partir de uma base localizada em Dubai.