Projeto de investigação quer melhorar os mecanismos de gestão de risco em áreas transfronteiriças em situações de emergência

O projeto VESPRA pretende “melhorar os mecanismos de gestão de risco em áreas transfronteiriças em situações de emergência.”

No projeto, financiado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil (DG ECHO), “está a ser desenvolvida uma ferramenta para analisar e avaliar a vulnerabilidade de elementos localizados em regiões transfronteiriças relativamente aos riscos selecionados, nomeadamente incêndios florestais, inundações, dispersão de nuvens de poluentes industriais e nucleares e eventos climáticos severos», referem os responsáveis do projeto.

Esta ferramenta, acrescentam os cientistas, «será disponibilizada numa plataforma de acesso livre que permitirá que as atividades de prevenção e resposta a eventos sejam realizadas de forma integrada e harmonizada por diferentes entidades de diferentes países».

Os primeiros resultados do projeto VESPRA (Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment), no qual participa uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), vão ser apresentados, no próximo dia 27 de abril, no auditório do Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova.

O VESPRA é coordenado pela empresa espanhola Meteogrid e tem como parceiros a INFOEX da Junta de Extremadura e a Universitat Politècnica de Cataluña (UPC), também de Espanha, a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a Universidade de Aveiro (UA) e a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), em Portugal.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Decorreu ontem, 05 de janeiro, em Maputo, a reunião de balanço da quadra festiva, à qual os representantes da Polícia…
Como criar boas palavras-chave

Como criar boas palavras-chave

Todos os dias utilizamos passwords para acesso aos mais variados serviços ou aplicações. Uma password, senha, palavra-chave ou passe serve…
Investigador da Universidade de Coimbra descobre fóssil de nova espécie de conífera

Investigador da Universidade de Coimbra descobre fóssil de nova espécie de conífera

Um investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade…
Ucrânia e Rússia acusam-se de ataques durante o cessar-fogo

Ucrânia e Rússia acusam-se de ataques durante o cessar-fogo

Os ucranianos e os russos denunciaram a ocorrência de ataques depois da entrada em vigor do cessar-fogo de 36 horas…