Ásia | Ciência

Respirar ferro – poluição do ar na China cria partículas de ferro inaláveis

china; poluição

Respirar ferro parece uma má ideia, mas milhões de chineses são forçados a fazer isso. Como o ferro aparece no ar? A poluição industrial e veicular produz gases ácidos suficientes para dissolver as partículas insolúveis de ferro nas principais cidades do Leste da China.

Cientistas da Universidade de Birmingham dizem que essas partículas minúsculas, agora solúveis, que contêm ferro, podem causar doenças respiratórias e também problemas ambientais.

Os cientistas notaram que em Pequim, Handan, Zhengzhou e Hangzhou – todas grandes cidades altamente industriais – há muito ferro solúvel na atmosfera em dias de neblina, quando a poluição atmosférica de fontes artificiais é maior. Estas partículas podem ser inaladas, causando efeitos adversos à saúde través da geração de radicais livres de oxigênio.

As partículas de ferro representam riscos significativos à saúde das pessoas mas podem também causar problemas ambientais. O vento leva as partículas para o Oceano Pacífico podendo afetar o ecossistema oceânico.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo