Ciência

Telemedicina via satélite melhora diagnóstico dos astronautas no regresso à Terra

Foto: ESA (Check-up do astronauta Thomas Pesquet no final da missão espacial em maio)

O Tempus Pro, um monitor portátil de sinais vitais que possibilita a telemedicina via satélite, é uma grande ajuda para os médicos da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês), no momento em que os astronautas regressam à Terra. O astronauta francês Thomas Pesquet foi o primeiro a beneficiar de um check-up total no momento em que aterrou da sua missão no espaço, em maio deste ano. Através deste dispositivo, os médicos têm imediatamente acesso à ficha clínica sobre o astronauta. O Tempus Pro armazena informação sobre os níveis de oxigénio, pressão arterial, atividade cardíaca, bem como algumas imagens e vídeos.

O regresso de um astronauta do espaço é sempre desafiante obrigando-os a reajustar o seu corpo às condições do planeta Terra. A gravidade vai influenciar o equilíbrio, as funções cardiovasculares e principalmente os músculos. Por isso, deve ser imediatamente examinado por um médico, no momento em que sai do fato de astronauta, explica o portal da Agência Espacial Europeia.

Para além de armazenar informação importante, o Tempus Pro permite registar informações médicas de forma rápida e partilhar em tempo real com o Centro Europeu de Astronautas da ESA em Colónia, na Alemanha.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo