Ciência

Um grau de aquecimento global causa um aumento de 50% no risco de deslocamento da população

Um novo estudo mostra que o risco de deslocamento da população devido às enchentes dos rios aumentaria em 50% para cada grau de aquecimento global. No entanto, se o aumento da população for levado em consideração, o risco relativo de deslocamento global por inundação é significativamente maior.

O estudo, feito por uma equipa internacional da Suíça, Alemanha e Holanda, usou uma cadeia de modelagem climática global, hidrologia e inundação para quantificar o efeito do aquecimento global no risco de deslocamento populacional ao nível dos padrões atuais e projetados.

Desde 2008, os desastres naturais já causaram o deslocamento de 288 milhões de pessoas, três vezes o número de deslocados resultado de guerras, conflitos e violência. As cheias são responsáveis ​​por cerca de metade de todos os deslocamentos por desastre natural, só as inundações causaram 63% mais deslocamentos do que os conflitos e a violência.

Como os autores do estudo apontam: “O deslocamento representa muitas dificuldades, que muitas vezes recaem mais pesadamente sobre os grupos socioeconómicos vulneráveis, que tendem a viver em áreas mais sujeitas a perigos… as pessoas deslocadas enfrentam riscos elevados em termos de saúde física e mental, meios de subsistência, arrendamento de terras, segurança pessoal, e muitos outros aspectos de seu bem-estar.”

Além do risco ao nível pessoal, os autores explicam: “De uma perspectiva de longo prazo, as pessoas deslocadas estão entre as que correm maior risco de serem “deixadas para trás” pelo desenvolvimento económico . De acordo com o secretário-geral da ONU, o deslocamento e as mudanças climáticas representam os principais desafios que enfrentamos como comunidade global”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo