Apesar da crença de muitos pais e professores, os uniformes escolares não parecem ter qualquer efeito no comportamento dos jovens alunos em geral, descobriu um novo estudo nacional dos Estados Unidos.
Segundo o estudo, os alunos que frequentaram escolas que exigem uniforme escolar relataram níveis mais baixos de “pertença à escola” em comparação com os alunos de escolas sem uniforme. As descobertas vieram de dados sobre mais de 6.000 crianças em idade escolar.
“Muitos dos principais argumentos sobre porque os uniformes escolares são bons para o comportamento dos alunos não se sustentam na nossa amostra”, disse Arya Ansari, autora principal do estudo e professora assistente de ciências humanas na Universidade Estadual de Ohio.
“Não vimos muita diferença nas nossas medidas de comportamento, independentemente das escolas terem ou não uma política de uniforme.” Ansari conduziu o estudo com Michael Shepard, um estudante de graduação em ciências humanas na Ohio State, e Michael Gottfried, professor associado de educação na Universidade da Pensilvânia.
Os resultados foram publicados online recentemente na revista Early Childhood Research Quarterly.