Ciência | Notícia | Vida

Cientistas descobrem que dinossauros demoravam entre 3 a 6 meses a incubar

O período de incubação dos dinossauros era afinal o dobro do tempo que se pensava, entre 3 a 6 meses. Os cientistas utilizaram até agora o tempo de incubação das aves que existem hoje, e com a mesma dimensão, como ponto de referência para o tempo de incubação dos dinossauros, cerca de 50 dias. Assim, para além destes dados o estudo veio ainda mostrar que o tempo de incubação dos dinossauros deve ser comparável ao dos répteis e não ao das aves.

Para chegar a esta conclusão, um grupo de cientistas norte-americanos observou através de um microscópio eletrónico, os ossos de embriões fossilizados de dinossauros cedidos para o estudo pelo Museu de História Natural de Nova Iorque. Observaram as “linhas de crescimento” presentes na dentição que se desenvolvem durante o crescimento dentro do ovo e perceberam que afinal essas linhas se geraram durante o período de incubação.

Estes dados foram revelados na revista científica norte-americana Proceedings of the National Academies of Sciences nos primeiros dias de janeiro. Esta descoberta traz a discussão mais uma possível causa para a extinção estes animais há 66 milhões de anos. Demorando 3 a 6 meses, obrigava o progenitor a defender o ovo por mais tempo e assim ter menos meios para se defender dos predadores.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo