Cabo Verde: Natasha Craveiro e Yuri Ceunick recebem prémio de melhor documentário no Fespaço 2023

O documentário “Omi Nobu”, do realizador cabo-verdiano, Yuri Ceunick, e da produtora Natasha Craveiro foi premiado no Festival pan-africano de cinema e televisão de Ouagadougou, Fespaco 2023, no Buskina Faso, como o melhor documentário.

Em entrevista à E-Global, Natasha Craveiro oriunda do Mindelo, formada em Sociologia, e Yuri Ceunick que nasceu na ilha de Santo Antão, formado em cinema, disseram que esse documentário “conta a história do último habitante da aldeia fantasma Ribeira Funda, São Nicolau, Quirino que viveu nessa aldeia por cerca de 40 anos completamente sozinho.”

“Omi Nobu não fica apenas por Cabo Verde, ele atravessa de forma universal a condição humana” enfatizaram.

O documentário “Omi Nobu”, segundo Natasha e Yuri, aborda vários temas, nomeadamente: dos amores e desamores do cabo-verdiano, da falta de chuva, da vida dura de buscar, o sustento no mar e na agricultura, da necessidade de emigrar, do envelhecimento, dos ciclos da vida e o fim da mesma, da modernidade que vai engolindo o tradicional, do tempo que faz o seu trabalho de transformação nas vidas das pessoas e dos lugares.

A jornada para a produção desse filme, começou há cerca de dez anos, altura em que Yuri teve contacto pela primeira vez com a história do Quirino, através da “jornalista e amiga Matilde”, onde falavam sobre as aldeias fantasmas de Cabo Verde. “Como cereja em cima do bolo ela conhecia esse senhor que vivia sozinho numa dessas aldeias”, a história dele fascinou o Yuri, enquanto realizador, a ponto de querer fazer um filme.

“Isso ficou-lhe a ideia fixa nesta história e só não avançamos para fazer o filme mais cedo por falta de condições financeiras. Quando essas condições permitiram, cerca de 4 anos atrás, arrancamos com a produção” relataram.

De acordo com Craveiro e Ceunick, o filme poderá ter o papel de fazer as pessoas refletirem sobre os temas nele abordados e cada um será tocado de uma forma distinta e “nessa diferença está a riqueza de reflexões diferentes que poderão surgir”.

O roteiro foi co-escrito, por Yuri e Cesar Cardoso e foi produzido principalmente por Korikaxoru films, com a coprodução de Neon Rouge Production, belga, a Autentika Films, alemã, e a Black Balance, sudanês.

“Nós sempre acreditamos no projeto que tínhamos em mãos e depois de finalizado, no filme que tínhamos como resultado dos 4 anos de trabalho. Sabíamos que era um filme com qualidade para estar em festivais de classe A. Tivemos de ter cuidado com as nossas espectativas, sendo que Cabo Verde é um país que não aparece no cenário mundial do cinema, é um país onde ainda não temos uma indústria cinematográfica. Submetemos o filme e foi com uma satisfação sem medidas que recebemos a informação de termos sido selecionados para a competição oficial. Para nós isso já constituía uma conquista muito grande” informou a dupla à E-Global.

“Omi Nobu” é um documentário criativo cabo-verdiano, poético, como classificam o filme, que é narrado diretamente pela voz dos protagonistas, mais precisamente pelo Quirino e sua irmã Bia Gai.

Produção do documentário:

“Sendo um documentário criativo houve muita liberdade na preparação do roteiro. Utilização de uma estrutura narrativa fragmentado lançando mão de vários estilos tais como o estilo observacional, elementos de ficção e realismo magico. A intenção era de que cada espectador terminasse a visualização do filme com a sensação de ter acabado de acordar de um sonho. É de suma importância a preservação da memória de um povo.”

Ser galardoado com o melhor documentário no Fespaco 2023, foi “para nós individualmente é um feito que marca uma carreira, enquanto país consideramos também um marco para a nossa área e indica que estamos no bom caminho desbravando terrenos para o futuro”.

É de relembrar que Fespaco, é um dos maiores festivais de cinema de África.

Anícia Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: RENAMO exige suspensão da data de repetição das autárquicas

Moçambique: RENAMO exige suspensão da data de repetição das autárquicas

A RENAMO anunciou, esta semana, que vai interpor uma providência para suspender a repetição das eleições autárquicas, marcadas para 10…
Moçambique: Centro de Formação Profissional de Pemba inaugura instalações de carpintaria e mercenária

Moçambique: Centro de Formação Profissional de Pemba inaugura instalações de carpintaria e mercenária

Foi inaugurado, no início desta semana, em Pemba, na província de Cabo Delgado, uma carpintaria e uma marcenaria do Centro…
Angola: MPLA quer jovens em ações de desenvolvimento

Angola: MPLA quer jovens em ações de desenvolvimento

A primeira-secretária do MPLA no Cunene, Gerdina Didalelwa, defende a participação ativa dos jovens em ações destinadas ao desenvolvimento socioeconómico…
Moçambique quer retomar acordo com África do Sul sobre extradição de prisioneiros

Moçambique quer retomar acordo com África do Sul sobre extradição de prisioneiros

A ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique, Helena Kida, espera que o país que representa e a…