Cultura

Cinema de língua e expressão portuguesa viaja até Oslo, Noruega

O Festival de Cinema Lusófono que decorrerá em Oslo, na Noruega, nos dias 11 e 12 Maio, reúne algumas das melhores e mais recentes obras cinematográficas do mundo audiovisual de expressão portuguesa.

A Associação Lusofonia Oslo,uma entidade sem fins lucrativos, em parceria com a Embaixada de Portugal na Noruega, o Instituto Camões, a Embaixada do Brasil na Noruega, a TAKE 2000 e a Deichmanske bibliotek Grünerløkka, proporciona esta viagem cinematográfica.

A mostra, que terá lugar no próximo sábado, dia 11, às 16 horas, arranca assim com a exibição do filme “Os Dois Irmãos”, de Francisco Manso, uma produção luso-cabo-verdiana, baseada na obra literária com o mesmo nome do aclamado escritor Germano Almeida, onde é relatado um fratricidio ocorrido no interior da ilha de Santiago nos primeiros anos de Independência de Cabo Verde.

No mesmo dia, pelas 18.00 será apresentado o filme Peregrinação -recentemente nomeado para os óscares e prémios Goya- do realizador português João Botelho, em que é feita a redescoberta do anti-herói Fernão Mendes Pinto.

No segundo e último dia do festival, domingo, dia 12, estarão em destaque os filmes “Gonzaga- De Pai para Filho” de Breno Silveira (Brasil, 2012), uma película contruída a partir das conversas entre pai e filho e das suas diferenças inconciliáveis, bem como “São Jorge” de Marco Martins, relato comovente do período crítico que Portugal viveu sob a vigência de Troika, em 2012.

Todos os filmes terão legendas em português, tornando o Festival o mais abrangente possível, com entrada gratuita.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo