Cultura

Curtas de animação portuguesas entre os candidatos a uma nomeação para os Óscares

Um número recorde de 96 curtas-metragens de animação qualificaram-se para uma candidatura ao Oscar desta categoria. Entre elas estão duas obras de realizadores portugueses e uma terceira que contou com coprodução nacional.

Os filmes qualificaram-se por três vias, através da exibição em sala nas cidades de Los Angeles, ou Nova Iorque, ao vencerem o Student Academy Awards, organizado pela academia norte-americana, ou ao receberem um prémio num dos festivais que qualificam para o evento.

As curtas com participação portuguesa são: “Altötting”, do alemão Andreas Hykade, coprodução entre a Portugal, Alemanha e Canadá, Grande Prémio do Cinanima — Festival de Animação de Espinho 2020. “Purpleboy”, Alexandre Siqueira, coprodução luso-francesa, vencedor do Grande Prémio do Anima 2020, em Bruxelas. E taémmmb “Elo”, de Alexandra Ramires, coprodução luso-francesa, melhor filme de animação no Curtas de Vila do Conde 2020.

As nomeações para a próxima edição dos Óscares serão anunciadas a 15 de março. A cerimónia de entrega dos prémios decorre a 25 de abril.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo