Cultura

Há mais de 2 700 noticias falsas por dia sobre Covid-19

A Comissão Europeia divulgou hoje um alerta sobre a difusão de notícias falsas relacionadas com a pandemia de Covid-19. Segundo os dados divulgados, em abril foram detetadas por dia mais de 2 700 noticias ou publicações falsas ou enganosas publicadas nas redes sociais e relacionadas com a pandemia.

Nos meses anteriores, entre janeiro e março, a Comissão Europeia tinha apenas detetado 110 casos de desinformação relacionada com o Covid-19. No documento divulgado, é referido que “a desinformação e informação de má qualidade associada ao novo coronavírus, que vai desde a propagação de mentiras, informação de saúde enganosa, e fraudes é um perigo para a saúde pública e para os consumidores”.

A instituição, no entanto, salienta que já foram tomadas várias medidas para prevenir a propagação da desinformação: “A Comissão Europeia e o Serviço Europeu de Ação Externa têm estado em contacto com as grandes plataformas de redes sociais para aumentar a promoção de conteúdo de autoridades de confiança, e tomar ações decisivas face a conteúdo falso ou enganos.”

A par destes dados também outras organizações como o Facebook, Google ou Youtube, já se comprometeram a ajudar a combater a desinformação. Neste último caso, o Youtube já removeu mais de 15 mil vídeos com informação enganosa ou perigosa relacionada com Covid-19 da sua plataforma online.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo