Hoje é o Dia Mundial do Teatro!

Celebra-se hoje Dia Mundial do Teatro, e ainda que as instituições culturais tenham as suas atividades suspensas, em Portugal, o Ministério da Cultura aliou-se aos dois teatros nacionais para festejar este dia, através das plataformas online.

Os dois tetros nacionais, o Teatro Nacional D.Maria II em Lisboa e o Teatro Nacional D.João no Porto, vão ao longo de todo o dia oferecer uma programação online que disponibiliza várias peças apresentadas nos teatros nos últimos anos, poesia, documentários, visitas guiada, vídeos e memórias.

No Teatro Nacional D. Maria II, a programação vai incluir a peça A Origem das Espécies, uma criação de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, a partir da obra de Charles Darwin. Durante a tarde irá apresentar uma maratona de poesia e em direto no Instagram, Teresa Coutinho vai convidar 37 personalidades para darem vida à obra dos vários poetas que já passaram pelo Clube dos Poetas Vivos. A programação segue com TEATRA ao Vivo, o podcast mensal do D. Maria II, com uma emissão especial e Mariana Oliveira irá conversar em direto com vários artistas portugueses sobre o seu trabalho e a forma como se estão a adaptar a este momento particular. Á noite vai ser possível assistir à peça Sopro, uma criação de Tiago Rodrigues, que estreou em 2017, no Festival d’Avignon, e venceu o Globo de Ouro de Melhor Espetáculo, em 2018.

Já o Teatro Nacional de São João (TNSJ) oferece um programa que se estende por toda a semana. Hoje haverá uma visita guiada virtual pelo realizador Luís Porto. À noite será exibida a peça Castro, tragédia nuclear do teatro português encenada por Nuno Cardoso.  Os espectadores vão poder acompanhar estas atividades através de uma transmissão online, no site do TNSJ, e nas suas páginas no Facebook e no Instagram. Ao longo da semana, o TNSJ disponibiliza também as quatro peças que compõem a saga Ubu, de Alfred Jarry, em ebooks de download gratuito, bem como a coleção integral dos Manuais de Leitura do TNSJ. Dia a dia, no site e nas redes sociais, continuam a ser relembrados espetáculos passados do São João.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

51.173 novos estudantes já ingressaram no ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso 2022

51.173 novos estudantes já ingressaram no ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso 2022

Segundo informação do Portal do Governo, no conjunto da 1.ª e 2.ª fase já ingressaram no ensino superior público, através…
Rússia considera-se atacada se houver intervenção nos territórios anexados

Rússia considera-se atacada se houver intervenção nos territórios anexados

O Kremlin voltou a avisar nesta sexta-feira, 30 de setembro, que vai considerar ataques a territórios ucranianos recém-anexados como uma agressão contra…
Guiné Equatorial: Opositor do regime detido após ataque policial

Guiné Equatorial: Opositor do regime detido após ataque policial

O presidente do partido equato-guineense Cidadãos para a Inovação (CI), Gabriel Nsé Obiang, foi detido nesta quinta-feira, 29 de setembro. A detenção terá…
STP: Negócios ilícitos na compra de lugares na mesa de voto

STP: Negócios ilícitos na compra de lugares na mesa de voto

José Carlos Barreiros, Presidente da Comissão Eleitoral Nacional São-Tomense, numa conferencia de imprensa dada esta quinta-feira aos órgãos de comunicação…