Cultura

José Luís Carneiro “presta contas” através de livro

“Resumir as políticas seguidas para as comunidades portuguesas nesta legislatura e fazer uma espécie de prestação de contas” é o objetivo do livro lançado recentemente pelo atual secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. “Valorizar os Portugueses no Mundo – Por uma visão estratégica partilhada 2015-2019”, disponibilizado pelo selo Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) foi apresentado ao público, pela primeira vez, no dia 22 de julho, nas instalações da Biblioteca da Imprensa Nacional. O livro foi apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

“O livro pretende ser um balanço das atividades desenvolvidas nesta legislatura e uma prestação de contas sobre a governação realizada. Espera-se que o livro contribua para um maior reconhecimento público do valor inestimável desses cidadãos que tanto têm dado a Portugal”, afirmou, à nossa reportagem, José Carneiro.

 

Factos relevantes

A obra realça pontos importantes do mandato do atual Secretário de Estado, como o apoio às comunidades e lusodescendentes na Venezuela, no Reino Unido, diante do “Brexit”, e em Moçambique, após o ciclone Idai. Esse responsável aborda também o facto de os portugueses recenseados no estrangeiro terem passado de 318 mil para mais de 1.450.000 (um milhão quatrocentos e cinquenta mil).

O livro defende a aposta na modernização administrativa, na melhoria do relacionamento dos cidadãos com a administração pública, com as criações do Espaços Cidadão nos consulados-gerais de Paris, São Paulo, Bruxelas e Londres.

Nas páginas desse novo trabalho, Carneiro apresenta ainda dados sobre o apoio ao investimento de emigrantes e lusodescendentes em Portugal, apoios financeiros concedidos às associações portuguesas e o apoio ao regresso de emigrantes e familiares a Portugal. Cerca 1.700 portugueses em 72 países já se inscreveram no programa Regressar do governo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo