Leonor Teles vence Urso de Ouro em Berlim

O filme “Balada de um Batráquio”, de Leonor Teles, venceu um Urso de Ouro no festival de cinema de Berlim. A produção portuguesa foi premiada na categoria de melhor curta-metragem.

“Balada de um Batráquio” expõe comportamentos xenófobos em relação a membros da etnia cigana em Portugal e para Leonor Teles este prémio “foi completamente inesperado”.

“Nunca pensei, achei que era impossível. Somos pequeninos, fizemos um filme com pouco dinheiro, e ter ganho é uma coisa inacreditável.”

A realizadora espera que a obra ajude a desconstruir preconceitos relativamente a esta comunidade.

O filme aborda a prática comum em Portugal do uso de sapos de cerâmica, por parte de lojistas e proprietários de cafés e restaurantes, de forma a evitarem a entrada nesses estabelecimentos de membros da comunidade cigana, que têm várias superstições ligadas ao animal.

Leonor Teles, que tem raízes ciganas por parte do pai, diz que o filme “não apresenta só uma problemática mas tenta, de certa forma, combatê-la”, uma vez que a própria realizadora sentiu a “urgência” de destruir vários desses sapos em frente à câmara.

A cineasta sublinhou que o prémio também “representa o reconhecimento de um trabalho de dois anos e de todas as pessoas que trabalharam no filme”.

Este é o segundo filme de Leonor Teles. Em 2012 rodou “Rhoma Acans”, também focado na comunidade cigana em Portugal e que lhe valeu o prémio Take One, no Curtas de Vila do Conde, em 2013.

“Balada de um Batráquio” chegará às salas portuguesas pela mão da Portugal Film, indicou a distribuidora em comunicado.

O Presidente da República já felicitou Leonor Teles, considerando que o galardão “vem confirmar o talento da jovem realizadora e representa o coroar de muitos esforços”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Mais de 40 técnicos, afetos nas diferentes áreas e unidades orgânicas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), iniciaram, esta…
Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin