Lusofonia: Morreu a cantora luso-cabo-verdiana Sara Tavares

A cantora luso-cabo-verdiana Sara Alexandra Lima Tavares morreu, este domingo, no hospital da Luz, em Lisboa. A cantora e compositora tinha 45 anos e há mais de uma década que tinha sido diagnosticada com um tumor no cérebro.

Sara Tavares, nascida a 1 de fevereiro de 1978, em Lisboa, tinha ascendência cabo-verdiana e ficou conhecida pela participação no programa Chuva de Estrelas, na SIC, em 1994, e por ter representado Portugal na Eurovisão com o tema “Chamar a Música”, conquistando o oitavo lugar. Dois anos depois, em 1996, Sara Tavares estreou-se com o álbum “Sara Tavares & Shout!”.

Nas duas décadas seguintes, Sara Tavares editou vários álbuns que a aproximaram das raízes cabo-verdianas, com destaque para “Balancê” (2005), que lhe valeu um disco de platina e uma nomeação como Artista Revelação as prémios BBC Radio 3 World Music.

Em 2009, Sara Tavares foi obrigada a interromper a carreira devido ao diagnóstico de um tumor no cérebro.

Em 2011, recebeu Prémio de Melhor Voz Feminina nos Cabo Verde Music Awards e no ano seguinte deu continuidade à digressão internacional “Xinti”, título do álbum editado em 2009, que lhe valeu o Prémio Carreira do África Festival na Alemanha.

Em 2018, esteve nomeada para os Grammy Latino com o quinto álbum, “Fitxadu” (2017), no qual aprofundou a relação com a música cabo-verdiana, contando com Manecas Costa, Nancy Vieira, Toty Sa’Med e Kalaf Epalanga entre os convidados.

A par da carreira em nome próprio, Sara Tavares colaborou com vários nomes da música portuguesa e lusófona, nomeadamente Ala dos Namorados, Dany Silva, Paulo Flores, Buraka Som Sistema e Carlão. O mais recente tema, intitulado “Kurtidu”, saiu em setembro passado pela Sony Music.

O Presidente da República endereçou uma mensagem à família de Sara Tavares na qual recordou a forte ligação aos seus pares, em diversas colaborações e homenagens, e grande proximidade à música e aos músicos africanos. “Manifesto a minha tristeza e o reconhecimento pela sua vocação, dedicação e determinação”, lê-se no comunicado de Marcelo Rebelo de Sousa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, referiu que “é uma grande tristeza ver partir tão cedo Sara Tavares. Foi um enorme talento, e mais um forte elo de fraternidade com Cabo Verde”.

Já o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, também lamentou “a morte muito prematura” da cantora portuguesa. O responsável pela pasta da Cultura partilhou uma mensagem na qual considerou que a música de Sara Tavares, “assente num cruzamento de influências cabo-verdianas e soul, é bem a prova de que a diversidade e a abertura são o oxigénio da vida cultural”.

As mensagens de pesar sobre a morte de Sara Tavares têm sido múltiplas, no universo musical, destacando o brilho, a doçura e o talento da cantora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: RENAMO exige suspensão da data de repetição das autárquicas

Moçambique: RENAMO exige suspensão da data de repetição das autárquicas

A RENAMO anunciou, esta semana, que vai interpor uma providência para suspender a repetição das eleições autárquicas, marcadas para 10…
Moçambique: Centro de Formação Profissional de Pemba inaugura instalações de carpintaria e mercenária

Moçambique: Centro de Formação Profissional de Pemba inaugura instalações de carpintaria e mercenária

Foi inaugurado, no início desta semana, em Pemba, na província de Cabo Delgado, uma carpintaria e uma marcenaria do Centro…
Angola: MPLA quer jovens em ações de desenvolvimento

Angola: MPLA quer jovens em ações de desenvolvimento

A primeira-secretária do MPLA no Cunene, Gerdina Didalelwa, defende a participação ativa dos jovens em ações destinadas ao desenvolvimento socioeconómico…
Moçambique quer retomar acordo com África do Sul sobre extradição de prisioneiros

Moçambique quer retomar acordo com África do Sul sobre extradição de prisioneiros

A ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique, Helena Kida, espera que o país que representa e a…