Mapa Mundi e a Geografia da Memória

Joana Craveiro, encenadora, atriz e dramaturga escreveu e dirigiu a peça Mapa Mundi que nasce da simbiose entre a Companhia de Teatro Maior- que todos os anos desafia um autor diferente para trabalhar-  e o Teatro do Vestido. A autora lança o mote para aquilo que será a peça, “um espectáculo-encontro-experiência-viagem,“ que vive da partilha de experiências e afetos  das memórias dos lugares que todos já habitaram, visitaram ou sonharam.

Ao conjunto de 22 atores que vão estar em palco, é dada a oportunidade de desenharem um novo mundo com tudo aquilo que lá quiserem colocar dentro, levando a autora a falar também de “uma ficção científica autobiográfica,” em que cada um é livre de construir a sua própria versão do futuro.

A companhia de Teatro Maior foi criada em 2010, pela mão de Luísa Taveira com a função de promover a criatividade na idade maior – todos os atores têm mais de 60 anos-, tornando-se companhia residente do Centro Cultural de Belém. A primeira peça que levaram a palco foi a Bela Adormecida com texto e encenação de Tiago Rodrigues, tendo em 2014 a sua primeira internacionalização em Montbéliard, França, com a peça Estalo Novo, orientada por Ana Borralho e João Galante, seguindo-se várias outras peças e digressões por todo o país, nomeadamente no Teatro Municipal de Bragança, Cine-Teatro de Estarreja, TEMPO ou Teatro Viriato, em Viseu.

Já o Teatro do Vestido, fundado em 2001, é um coletivo de atores que marca a sua forma de atuar pela inovação de uma dramaturgia original, com uma forte componente social, que cria nos espectadores a necessidade de estarem atentos ao que os rodeia. Em 2012, o Teatro do Vestido recebeu uma menção honrosa atribuída pela APCT – Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, pelo seu papel ativo nas várias dinâmicas sociais.

Mapa Mundi vai estar em cena no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a partir de sexta feira, dia 9 de Novembro, até segunda feira, dia 12.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

O ex-primeiro-ministro angolano e militante do MPLA, Marcolino Moco, afirmou que o partido no poder, tal como o líder João…
Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

A Embaixadora de Moçambique em São Tomé e Príncipe, Osvalda Joana, partilhou a vontade do país que representa em reforçar…
Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

A presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte, Carla Carvalho, afirmou que o “grande desafio” do mandato…
Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

O ministro da Educação em Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou nesta sexta-feira, 11 de março, que as escolas portuguesas estão preparadas…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin