Cultura

Mestre Kapela faz “Um Regresso à Unap” no Espaço Camões em Luanda

No próximo dia 23 de Julho, terça-feira, pelas 18h30m será inaugurada no Centro Cultural Português em Luanda, a exposição individual “REGRESSO À UNAP” do artista plástico angolano, Mestre Kapela. Um conjunto de 41 obras, entre as quais 7 fotografias, 33 obras de pintura e um video, estará pela primeira vez em exposição no Camões.

Nesta mostra, o Mestre Kapela pretende homenagear a União dos Artistas Plásticos Angolanos (UNAP), local emblemático para o artista, uma vez que foi naquele espaço que evoluiu enquanto artista aquando da sua chegada a Angola, em 1989.

Trinta anos volvidos e o autor não esquece a importância da UNAP no seu percurso artístico, sendo ainda hoje considerada “A Casa dos Artistas”. No entanto é um edifício degradado, com paredes a cair que precisa de obras urgentes para continuar a inspirar e a servir como espaço de partilha todos os artistas residentes em Angola. O autor viu-se obrigado a abandonar o edifício em 2015.

Mestre Kapela nasceu em Uíge (Maquela do Zombo) em 1947 e vive e trabalha em Luanda desde 1989. Primeiro no edifício da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), depois no Beiral, Palanca e agora em Vila Alice, onde expõe internacionalmente desde 1995. O seu conhecimento é maioritariamente autodidata, mas as auas obras já tiveram repercussão um pouco por todo o mundo desde Londres (Inglaterra), Paris (França) a Tóquio (Japão), entra várias outras cidades.

Em 2003 foi também vencedor do Prémio CICIBA (Centro Internacional de Civilizações Bantu), em Brazzaville e em 2013, a sua obra esteve exposta na Exposição Coletiva “No Fly Zone, no Museu Coleção Berardo, em Portugal. São também conhecidas diversas parcerias do autor com outros artistas de renome como é o caso do artista angolano Binelde Hyrcan.

Esta Exposição Individual foi preparada em residência no ´ELA´, por quem é representado e ficará patente no Camões até dia 17 de Agosto de 2019.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo