O Museu Nacional Ferroviário assinala as Jornadas Europeias do Património 2021 com atividades dedicadas a todos os públicos. A iniciativa, anualmente promovida pelo Conselho da Europa e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural, realiza-se este ano sob o tema “Património Inclusivo e Diversificado”.
O tema deste ano procura celebrar a diversidade e possibilitar a inclusão de todos na sociedade. O Museu Nacional Ferroviário, tem vindo a aprofundar e desenvolver este tema através do projeto “Museu Nacional Ferroviário Welcome All”, financiado no âmbito da Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.
A candidatura do Museu teve como objetivos a correção de inconformidades físicas, formação em atendimento a pessoas com necessidades específicas, novo website acessível, áudio-guias com vários idiomas e com áudio-descrição bem como conteúdos em linguagem simples e com tradução em Língua Gestual Portuguesa. Estes novos serviços e conteúdos estarão disponíveis ao público a partir do dia 24 de setembro , marcando uma nova etapa na vida do museu.
Neste contexto, o Museu Nacional Ferroviário participa na Jornadas Europeias do Património sendo os três dias de entrada gratuita, preenchidos com uma programação diversificada e acessível, iniciando no dia 24, sexta-feira, às 10h00 com o debate “Se fosse eu…” que conta com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e que pretende conhecer as opiniões dos mais novos sobre como tornar o Museu mais amigo das crianças.
No dia 25, sábado, às 10h30 os visitantes poderão descobrir o Museu e os Bairros Ferroviários do Entroncamento participando numa visita guiada a estes espaços. Esta atividade conta com a colaboração da IP Património e terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
No domingo, dia 26, pelas 11h00 terá início uma Visita Tátil ao Museu, dirigida a pessoas com incapacidades visuais.
Terá ainda online, “O Museu é Meu!”, partilhamos através das redes sociais do Museu (Facebook, Instagram e Youtube) as experiências e vivências de algumas pessoas que sentem que este Museu também é seu. Estes conteúdos incluem interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Durante os três dias o Museu estará de portas abertas com entradas gratuitas e terá em funcionamento o mini-comboio. As atividades são de participação gratuita, sendo necessária apenas inscrição prévia.