Museu Nacional Ferroviário assinala Jornadas Europeias do Património 2021

O Museu Nacional Ferroviário assinala as Jornadas Europeias do Património 2021 com atividades dedicadas a todos os públicos. A iniciativa, anualmente promovida pelo Conselho da Europa e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural, realiza-se este ano sob o tema “Património Inclusivo e Diversificado”.

O tema deste ano procura celebrar a diversidade e possibilitar a inclusão de todos na sociedade. O Museu Nacional Ferroviário, tem vindo a aprofundar e desenvolver este tema através do projeto “Museu Nacional Ferroviário Welcome All”, financiado no âmbito da Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.

A candidatura do Museu teve como objetivos a correção de inconformidades físicas, formação em atendimento a pessoas com necessidades específicas, novo website acessível, áudio-guias com vários idiomas e com áudio-descrição bem como conteúdos em linguagem simples e com tradução em Língua Gestual Portuguesa. Estes novos serviços e conteúdos estarão disponíveis ao público a partir do dia 24 de setembro , marcando uma nova etapa na vida do museu.

Neste contexto, o Museu Nacional Ferroviário participa na Jornadas Europeias do Património sendo os três dias de entrada gratuita, preenchidos com uma programação diversificada e acessível, iniciando no dia 24, sexta-feira, às 10h00 com o debate “Se fosse eu…” que conta com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e que pretende conhecer as opiniões dos mais novos sobre como tornar o Museu mais amigo das crianças.

No dia 25, sábado, às 10h30 os visitantes poderão descobrir o Museu e os Bairros Ferroviários do Entroncamento participando numa visita guiada a estes espaços. Esta atividade conta com a colaboração da IP Património e terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

No domingo, dia 26, pelas 11h00 terá início uma Visita Tátil ao Museu, dirigida a pessoas com incapacidades visuais.
Terá ainda online, “O Museu é Meu!”, partilhamos através das redes sociais do Museu (Facebook, Instagram e Youtube) as experiências e vivências de algumas pessoas que sentem que este Museu também é seu. Estes conteúdos incluem interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Durante os três dias o Museu estará de portas abertas com entradas gratuitas e terá em funcionamento o mini-comboio. As atividades são de participação gratuita, sendo necessária apenas inscrição prévia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…