Cultura

 Projeto “Não Brinques com o Fogo” alia a arte à prevenção de incêndios

O Ministério da Cultura e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) lançaram hoje, em Penacova, Coimbra, o projeto “Não Brinques com o Fogo”, que visa, através das artes, sensibilizar as populações para alterar comportamentos de risco face aos incêndios rurais.

Segundo a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, “este projeto piloto enquadra-se numa visão estratégia mais ambiciosa a 10 anos, que está refletida no Plano Nacional de Gestão Integrada e Fogos Rurais, apresentado pelo Governo na passada terça-feira. Trata-se de uma iniciativa inscrita numa dinâmica de colaboração entre Cultura e Ambiente, que valoriza o poder das artes no convite à reflexão sobre aspetos como as alterações climáticas e a proteção do ambiente”.

Tiago Oliveira, Presidente da AGIF, explica que “este projeto coloca em prática uma metodologia já testada em países como Espanha, EUA e África do Sul, com o propósito de chegar às populações locais através de eventos culturais”.

Em Penacova, um dos territórios abrangidos pelo projeto, são hoje assinados quatro protocolos de colaboração entre a AGIF e as Direções Regionais de Cultura (DRC) do Norte, Centro, Algarve e Alentejo, que prevêem que as DRC se tornem operadoras do projeto durante um ano.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo