Raduan Nassar recebe esta sexta-feira Prémio Camões 2016

O Prémio Camões de 2016, no valor de cem mil euros, é entregue esta sexta-feira ao escritor brasileiro Raduan Nassar.

Raduan Nassar tem 81 anos e as principais obras literárias são “Lavoura Arcaica” (1975), “Um Copo de Cólera” (1978), traduzida em várias línguas, e a coletânea de contos “Menina a Caminho” (2000). Em 1976, “Lavoura Arcaica” valeu-lhe o prémio de Romance da Academia Brasileira de Letras e “Um Copo de Cólera” o Prémio Ficção e o Prémio Jabuti Revelação, da Câmara Brasileira do Livro.

O Prémio Camões é o maior galardão literário dedicado à literatura em língua portuguesa. Foi instituído em 1988 pelo Protocolo Adicional ao Acordo Cultural entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federativa do Brasil, e o objetivo é premiar escritores que, através da literatura, contribuam para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum.

O primeiro escritor a receber este Prémio foi o português Miguel Torga, em 1989. O ano passado, o Prémio Camões foi entregue à escritora portuguesa Hélia Correia.

A cerimónia terá lugar no Museu Lasar Segall, em São Paulo, e contará com a presença do Embaixador de Portugal em Brasília, Jorge Cabral e do Ministro da Cultura brasileiro, Roberto Freire.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…