A Serenata da Queima das Fitas de Coimbra, obrigada este ano a reinventar-se, devido à pandemia de Covid-19, chegou a um público muito mais vasto e gerou também maior atenção mediática.
Segundo um estudo da CISION, foram publicadas na comunicação social 126 notícias sobre a serenata simbólica, que chegaram a uma audiência potencial de mais de 12 milhões de pessoas. Os números são claramente superiores aos do ano passado, quando a serenata, então nos moldes tradicionais, foi mencionada em 83 notícias, com uma audiência potencial de cerca de cinco milhões de pessoas. Também a valorização do conteúdo editorial (AVE) teve um crescimento assinável, superando este ano os 2,5 milhões de euros, face a cerca de 1,5 milhões em 2019.
Nas redes sociais, onde a serenata foi transmitida a partir do Paço das Escolas, quase 400 mil pessoas sentiram à distância a emoção dos acordes e das vozes do Fado de Coimbra: cerca de 236 mil na página de facebook da queima das fitas e mais 100 mil no youtube da TVAAC. A estes há que juntar ainda os mais de 60 mil que assistiram ao espetáculo na TVI24. O evento foi, ainda, transmitido em direto na ANTENA 1 e na RUC.
O envolvimento da comunidade foi também muito superior. No youtube, o engagement rate aumentou 115% face a 2019, com 3,96% das pessoas a interagirem com a mensagem na transmissão da serenata.
Recorde-se que a Queima da Fitas de Coimbra foi adiada devido à pandemia de Covid-19. A serenata monumental, que habitualmente dá início à festa dos estudantes, em maio, foi transformada num evento simbólico, de formato reduzido, sem público, e difundido pelas redes sociais.