Voo histórico de Gago Coutinho e Sacadura Cabral recriado pela TAP com Marcelo Rebelo de Sousa a bordo

Em 1922 foram necessárias mais de 60 horas de voo e oito escalas para Gago Coutinho e Sacadura Cabral completarem a primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa e Rio de Janeiro. Cem anos depois, a TAP Air Portugal completou a mesma viagem, mas sem paragens, em cerca de oito horas, e com um avião de última geração, o A330neo, que, em comum com o primeiro, tem apenas o nome: Santa Cruz.

O nome do hidroavião, Fairey III, com o qual Gago Coutinho e Sacadura Cabral concluíram a Travessia Aérea do Atlântico Sul, foi pintado num dos aviões mais modernos da TAP, juntamente com a Cruz de Cristo, e está a voar com a Companhia ao longo de 2022, em homenagem a esta importante conquista dos céus, em português.

Segundo apurámos, este voo especial, uma parceria entre a TAP e a Comissão Aeronáutica para a Comemoração do Centenário da Travessia Aérea, da Força Aérea e da Marinha, contou com a presença do presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, da CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener e do presidente da TAP, Manuel Beja, além de outras autoridades portuguesas que, tal como há 100 anos, desembarcou no Rio de Janeiro enquanto o Brasil se prepara para celebrar a sua independência.

Um pouco de história

A Travessia Aérea do Atlântico Sul foi sugerida por Sacadura Cabral em 1919 para comemorar o primeiro centenário do Brasil e levou três anos para ser preparada. Abriu caminho para viagens aéreas cientificamente precisas graças à inovação de um simples sextante adaptado a um horizonte artificial e marcou para sempre a aviação moderna, numa aventura de 4.527 milhas que ligou pela primeira vez Lisboa e Rio de Janeiro por via aérea e, para sempre, Portugal e Brasil.

“Este voo da TAP celebrou a coragem e visão destes heróis portugueses e a união entre as duas nações”, disse a companhia aérea portuguesa.

Ígor Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: XII Congresso da Frelimo encerra um dia mais cedo

Moçambique: XII Congresso da Frelimo encerra um dia mais cedo

O XII Congresso da Frelimo começou na passada sexta-feira, 23 de setembro, e iria terminar na quarta-feira, dia 28. No…
Cabo Verde: Donativos internacionais desceram mais de 30%

Cabo Verde: Donativos internacionais desceram mais de 30%

O Ministério das Finanças de Cabo Verde registou uma queda de 30% nos donativos internacionais recebidos até julho, comparativamente ao…
Angola: Secretário do MPLA no Rangel vigiado pelo SINSE

Angola: Secretário do MPLA no Rangel vigiado pelo SINSE

O primeiro secretário distrital do Rangel do MPLA, Josué Gourgel, está a ser vigiado pelo Serviço de Inteligência e Segurança…
Cabo Verde: UCID alerta para "reformas sem planeamento" na Educação

Cabo Verde: UCID alerta para "reformas sem planeamento" na Educação

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) partilhou a sua preocupação em relação à forma como tem sido implementada a…