Cultura

World Press Cartoon chega a Moçambique

Centro Cultural Português Camões, em Maputo, acolhe o World Press Cartoon 2018, exposição de referência no mundo do humor gráfico de 25 de Julho a 23 de Agosto. Durante cerca de um mês será possível ver em Moçambique alguns dos melhores cartoons do ano de vários pontos do globo.

Um conjunto de 80 cartoons, de autores provenientes de 30 países diferentes, estará exposto no Camões após seleção levada a cabo por um júri internacional que escolhe os melhores cartoons entre centenas de obras apresentadas a concurso.  Esta seleção é baseada em critérios como o olhar crítico em relação a temas relevantes da atualidade mundial e a presença constante do humor.

João Pignatelli, Diretor do Centro Cultural Português, que acolhe esta edição do World Press Cartoon refere que “ todos estão muito satisfeitos por terem conseguido trazer esta importante exposição a Moçambique, que tanto sucesso tem feito noutros países”. Acrescenta ainda que o papel dos cartonistas no mundo é fundamental, pois “apresentam uma nova perspetiva sobre a realidade do dia a dia” sem tabus.

Rui Paulo da Cruz, Diretor e Responsável pela comunicação e Relações Internacionais do World Press Cartoon considera que “esta é uma oportunidade para o público observer em detalhe obras de elevada qualidade gráfica, através das quais autores de diversas culturas observam e criticam os temas e protagonistas da atualidade, com caricaturas para todos os gostos”.

Durante a Mostra realizar-se-ão vários simpósios que vão de encontro às principais preocupações sentidas pelos cartonistas na atualidade, como o lugar cada vez mais reduzido  do cartoon na imprensa e as condicionantes ao humor e à liberdade de imprensa um pouco por todo o mundo.

Destaque para o cartoon “Liberdade de Expressão”, da autora italiana Marilena Nardi, que em 2018 foi distinguido com o Grand Prix, primeiro prémio na categoria Cartoon Editorial, que integra a exposição em Moçambique. Nardi foi a primeira mulher a receber um Grand Prix do World Press Cartoon.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo