A maior espécie de marsupial, os Cangurus-vermelhos (Macropus Rufus), chega agora a Portugal, pela primeira vez, vinda de dois zoos franceses.
Esta espécie é endémica da Austrália e o seu nome, Canguru-vermelho assenta no facto da sua pelagem ser avermelhada, contrastando com as restantes espécies de canguru. Os machos podem atingir os 2m de altura, o dobro das fêmeas e tem como habitat natural os desertos e as savanas áridas da região australiana, o que faz com que estes animais de adaptem muito bem a condições extremas e áridas, podendo mesmo passar várias semanas sem beber água.
O grupo que chegou a Lisboa no início do mês é formado por quatro indivíduos, sendo mais um motivo de interesse para visitar o parque e conhecer melhor esta espécie.
Nesse sentido, o Jardim Zoológico de Lisboa prepara algumas surpresas aos visitantes. Através do site oficial é possível participar num passatempo para ganhar convites e conhecer ao vivo esta fascinante espécie. Além disso, o Zoo também reforça a importância de poder apadrinhar estes animais e apoiar o projeto de conservação da espécie em solo australiano, uma vez que foi severamente atingida no último ano.
Foi no final de 2019, que o maior país da Oceania foi fustigado por fogos de grandes dimensões, que destruíram uma franja importante da riqueza natural e ambiental do país. A partir do primeiro semestre de 2020, o Jardim Zoológico tem vindo a promover uma angariação de fundos para que se promova a recuperação da fauna e flora australianas e também é nesse sentido, de sensibilizar os visitantes para o impacto da ação humana na natureza, que se promove a visita a estes novos residentes ao parque.