D. Maria II celebra 80 anos de carreira de Ruy de Carvalho

Neste mês de novembro, o ator Ruy de Carvalho assinala oito décadas dedicadas aos palcos. Em 1942, estreava-se em teatro com a peça Jogo para o Natal de Cristo, encenada por Francisco Ribeiro (Ribeirinho), tendo a sua estreia profissional acontecido 5 anos mais tarde, em 1947, no Teatro Nacional D. Maria II, onde viria depois a integrar o elenco residente, entre 1978 e 2000.

Até ao final deste mês, o D. Maria II, Teatro que será sempre a casa de Ruy de Carvalho, celebra os 80 anos de carreira do ator, com duas iniciativas:

  • A exposição Retratos Contados de Ruy de Carvalho: fotografias de arquivo do D. Maria II, com curadoria de Nélson Mateus, que pode ser visitada até dia 30 de novembro. Uma exposição composta por fotografias do Arquivo do D. Maria II e que reúne imagens de alguns dos momentos mais emblemáticos da carreira de Ruy de Carvalho, em espetáculos realizados no D. Maria II e noutros teatros.
  • E a apresentação do espetáculo A Ratoeira, uma encenação de Paulo Sousa Costa, a partir do célebre texto de Agatha Christie, com Ruy de Carvalho no elenco. Esta apresentação única acontece na Sala Garrett do D. Maria II no próximo sábado, dia 26 de novembro, às 19h, seguida de uma homenagem ao ator.

Neste mês de celebração, o D. Maria II lança ainda uma entrevista com Ruy de Carvalho no seu podcast TEATRA. Uma conversa informal, conduzida por Mariana Oliveira, onde é possível conhecer um pouco mais do vasto percurso de um dos atores mais aclamados pelo público português e descobrir as histórias que o unem ao Teatro Nacional D. Maria II.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola presente em reunião de ministros do G20

Angola presente em reunião de ministros do G20

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José de Lima Massano, vai chefiar a delegação angolana que…
Angola: Vice-Presidente recebe líder da OEACP–UE

Angola: Vice-Presidente recebe líder da OEACP–UE

A Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa, recebeu em audiência a líder da Assembleia Parlamentar da Organização dos…
Guiné-Bissau: Nuno Nabiam demite-se e qualifica Sissoco de “senhor absoluto”

Guiné-Bissau: Nuno Nabiam demite-se e qualifica Sissoco de “senhor absoluto”

O antigo Primeiro-ministro e conselheiro especial do Presidente da República, Nuno Gomes Nabiam demitiu-se das funções alegando a “falta de…
Guiné-Bissau: Venda ilícita de passaportes movimentou em dois anos 1.8 biliões de Fcfa

Guiné-Bissau: Venda ilícita de passaportes movimentou em dois anos 1.8 biliões de Fcfa

O Ministério do Interior da Guiné-Bissau informou esta segunda-feira, 19 de Setembro, ter detido 41 indivíduos de nacionalidade camaronesa, assim…