Demasiado desperto para dormir e exausto demais para acordar? Mudar rotinas é possível

Como se conserta uma rotina pouco saudável ou dificuldades em adormecer e acordar? Com a pandemia, o trabalho em casa ou híbrido entrou na rotina, os horários foram alterados e os ritmos circadianos ficaram desfasados. Um ciclo círculo vicioso, que faz com que muitas pessoas se sintam demasiado despertas para dormir à noite e exaustas demais para acordar de manhã, é potenciado pelo teletrabalho, pela mistura de espaços de lazer e de trabalho e pela falta de disciplina laboral.

Convém referir, em primeiro lugar, que problemas de sono e problemas de hábito podem ser sinais de necessidade de ajuda profissional. A perturbação de hiperatividade com défice de atenção, depressão e distúrbios do sono podem ser hábitos difíceis de terminar, por muita força de vontade que exista. Consultas de terapia ou de especialidade podem ser caras mas representam, a longo prazo, um investimento na saúde física e mental.

As mudanças de hábito não são, em primeira instância, esperar que os sentimentos e emoções melhorem. Trata-se de agir, forçar a realização de determinadas tarefas, independentemente de como se sente. Há, igualmente, ferramentas que auxiliam neste processo, como aplicação Talking Time, que anuncia o tempo numa voz forte e autoritária que pode alertar para a conclusão ou concentração numa determinada tarefa ou, apenas, avisar para relaxar por um momento.

Mudar os espaços também pode ser um sinal poderoso para o cérebro começar um novo capítulo. Alterar a posição da cama, transformar a área de trabalho ou, porque não, trabalhar numa biblioteca ou num café. As pessoas que vivem em espaços confinados por longos períodos de tempo geralmente insistem em áreas diferentes para as diferentes funções, porque, até mesmo pequenas mudanças no cenário, fazem uma grande diferença no modo como nos sentimos.

O desporto também pode ser um grande aliado. Uma caminhada rotineira pela manhã que quebre a rotina-trabalho lazer pode ser revigorante. Existem outras ferramentas úteis, tais como acordar com a luz natural, exercícios aeróbicos de rotina, impor um tempo livre de telemóveis e computadores e ingestão de magnésio antes de dormir. Para interromper o trabalho mais cedo, existem calendários que controlam ou tempo ou, simplesmente, defina planos e cumpra-os.

A culpabilização não ajuda. Quanto mais se pensa num problema mais se contribui para ele e provavelmente mais tempo se demora a adormecer. A mudança é lenta mas possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Goa: Índia revoga mais de 70 passaportes indianos de cidadãos portugueses

Goa: Índia revoga mais de 70 passaportes indianos de cidadãos portugueses

De acordo com o jornal Times of India, as autoridades de Goa revogaram os passaportes indianos a mais de 70…
Investimento em transição energética requer políticas mais equilibradas

Investimento em transição energética requer políticas mais equilibradas

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) lançou, esta semana, o Monitor de Política de Investimento, no…
Timor-Leste: Xanana quer funcionários públicos qualificados para consolidar o país

Timor-Leste: Xanana quer funcionários públicos qualificados para consolidar o país

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, defendeu nesta quarta-feira, 22 de novembro, a importância de funcionários públicos qualificados para consolidar as…
Macau: Candidata ao Conselho das Comunidades quer melhorar salários, admitir mais pessoal e promover cultura portuguesa

Macau: Candidata ao Conselho das Comunidades quer melhorar salários, admitir mais pessoal e promover cultura portuguesa

Rita Botelho dos Santos, a cabeça de lista da única lista que concorre ao Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) do…