Dia Mundial do Teatro celebrado no Rossio e online


Este ano, o Teatro Nacional D. Maria II celebra o Dia Mundial do Teatro no Rossio, mas também noutras zonas do país e online.

Já a partir de domingo, dia 20 de março, e durante uma semana, até dia 27 de março, a Sala Online do D. Maria II volta a estar disponível, com duas iniciativas exclusivamente online e gratuitas. O espetáculo Praça dos Heróis, uma encenação de David Pereira Bastos do texto de Thomas Bernhard, volta à cena, desta vez online, para nos fazer refletir sobre a importância da história. Também na Sala Online e na plataforma Spotify, será possível ouvir Bastidores de Antígona, um projeto do Teatro do Silêncio coproduzido pelo D. Maria II, que consiste numa leitura encenada, gravada em formato podcast, com direção de Maria Gil e Tânia Guerreiro e música original de Miguel Bonneville.

Já no Rossio, o Dia Mundial do Teatro começa a ser celebrado 14 horas antes, com uma verdadeira maratona teatral. No dia 26 de março, sábado, o ator António Fonseca sobe ao palco da Sala Garrett para uma incursão pel’Os Lusíadas, com Os Lusíadas como nunca os ouviu. A falação integral da obra de Luís de Camões começará às 10h e só terminará à meia noite, com mais de 100 pessoas em palco. O Dia Mundial do Teatro será assim celebrado em conjunto e desde o seu primeiro segundo.

No domingo, dia 27 de março, às 16h30, será também possível assistir gratuitamente ao espetáculo Esta é a minha história de amor, na Sala Estúdio, numa sessão que contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e uma conversa com os artistas após o espetáculo. Uma criação de André Amálio e Tereza Havlíčková, da companhia Hotel Europa, Esta é a minha história de amor é uma peça de teatro documental em que pessoas reais contam as suas histórias de luta contra o fascismo e o colonialismo português, focando a atenção no amor e nas relações amorosas que nasceram no seio dessas lutas.

Os Lusíadas como nunca os ouviu e Esta é a minha história de amor terão entrada gratuita, mediante levantamento de bilhetes na bilheteira do D. Maria II, de acordo com as condições definidas e sujeito à lotação disponível.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

A Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, partilhou a sua surpresa no que diz respeito à existência de um grande número…
Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a primeira avaliação do programa de financiamento de três anos ao Orçamento do Estado…
Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento considerável do crédito à economia em 2023 para Moçambique.  Se isso se…
Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

O Governo angolano assegurou nesta quinta-feira, 24 de novembro, que vai entregar a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE)…