Cultura | Vida

Djaimilia Pereira de Almeida vence o Prémio Oceanos 2019

Companhia das Letras Portugal

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, felicita vivamente a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, vencedora do Prémio Oceanos 2019, com o romance Luanda, Lisboa, Paraíso, uma história da diáspora que explora os dramas da mudança, da desilusão e da doença.

O júri do Prémio, formado pelos portugueses Daniel Jonas e Manuel Frias Martins, e pelas brasileiras Eliane Robert Moraes, Maria Esther Maciel e Verónica Stigger, decidiu atribuir o segundo lugar ao romance Eliete, da portuguesa Dulce Maria Cardoso, e o terceiro lugar ao romance Sorte, da brasileira Nara Vidal.

O Prémio Oceanos é um dos mais importantes da língua portuguesa e resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura de Portugal e o Instituto Itaú Cultural, Brasil.

Esta iniciativa tem-se destacado como um relevante instrumento para a consolidação e promoção da língua portuguesa, numa parceria entre entidades públicas e privadas. O Prémio representa um diálogo fundamental entre as várias culturas que partilham a mesma língua, expressando, em simultâneo, a sua transversalidade e a força de diversos géneros literários, da prosa à poesia, promovendo a língua portuguesa como um património comum de vários países.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo